18 de maio de 2012

Morfina, Space Invaders e um governo 1678% mais errado: nossa educação na mira de um fuzil


Que a educação brasileira está sucateada todo mundo sabe, eu mesmo já falei sobre isso aqui nesse blog (texto aqui). Mas parece que o problema está bem longe de terminar. No meu longo trajeto de trem e ônibus entre minha casa e a universidade em que trabalho aqui no Rio de Janeiro, comecei a reparar nas atuais estruturas das escolas públicas e a fazer comparativos mentais com o avanço e estruturação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que o governo estadual tem instalado nas supostas comunidades pacificadas do Rio. Então, tive a curiosidade de saber quanto em dinheiro o governo estadual desse meu pequeno e belo estado investe em segurança pública e educação.

Em uma (não muito fácil) pesquisa pela internet descobri que o governo do Rio de Janeiro investiu no ano de 2011 cerca de R$ 3,91 bilhões em segurança pública, essa informação saiu na quinta edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ministério da Justiça, e eu a obtive no site do Sindicato dos Policiais Federais do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano de 2011, o investimento na educação pública no estado foi de R$ 233 milhões, segundo notícia vinculada no próprio site do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

É impressão minha ou tem alguma coisa muito errada nessa história? O investimento em segurança pública foi 1678% superior ao de educação, você não leu errado, é isso mesmo, 1678%. O governo está gastando rios de dinheiro atacando o pico da pirâmide da criminalidade enquanto a base está em expansão. Essa diferença no investimento é como usar morfina pra tratar um câncer, ajuda a amenizar as dores, entorpece e mascara os sintomas, mas a doença continua progressivamente destruindo quem a possui. Enquanto os investimentos em educação não forem tão massivos quanto os em segurança pública, continuaremos produzindo um exército de pessoas sem estrutura social, cultural e psicológica e que com grandes chances de inclinar à marginalidade, o que futuramente vai necessitar de um investimento ainda maior em segurança pública, sobrando menos dinheiro para a educação e alimentando esse círculo vicioso. Se formos considerar que a falta de educação está na raiz do excessivo crescimento demográfico humano então, aí o problema fica ainda mais perigoso. A polícia que, em uma sociedade que busca qualidade de vida, deveria ser apenas um paliativos para combater os desvios causados pela nossa complexa psique, está sendo tratada como o remédio de todo e qualquer mau do Rio de Janeiro, mas claramente todos sabem que ela nada pode curar.

Essa história me lembrou um antigo jogo de fliperama chamado Space Invaders, onde você era uma nave que tinha que atacar alienígenas que com o passar do jogo só aumentavam a quantidade, a velocidade e a resistência. Atualmente, nosso governo tem agido como uma nave de ataque, onde os invasores só aumentam. Não sei com o Space Invaders, mas no jogo sociopolítico atual, o segredo para se vencer é diminuir a quantidade de armas e aumentar o de livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário