25 de junho de 2011

Sobre um menino e um lugar


Havia um lugar secreto, e no fundo de um cortiço antigo existia um jardim mágico, capaz de produzir cores novas, sons sorridentes e brilhos que dançavam no ar. Lá ficava o encontro entre mundos distintos, e entre paredes esfumaçadas que se equilibravam nos pés de uma imponente mangueira havia um menino. Parecia que lá o tempo não passava, os pés descalços tocavam um chão de cimento torto cravejado de plantinhas. Lá o menino era um rei, filho de muitas mães, livre das correntes do mundo real.

É só fechar os olhos e ainda consigo sentir os banhos d'água no quintal, os pés nas poças de chuva, o vento nas folhas da goiabeira, o gosto do bolo de cenoura. Lá o menino viveu feliz, e viverá para sempre.

Daí pra frente a história é outra e nem vale a pena ser contada, o reino do menino agora é um monte de pedra pelo chão. Mas não há problema, nem drama, nem tragédia. Podem lhe tirar o reino, a mangueira, o cortiço, o jardim, o chão de cimento, tudo. Mas o menino e suas memória existirão pra sempre dentro do homem que escreve esse texto.


Madureira, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Janeiro de 2011



2 comentários:

  1. Me deu até vontade de reviver meu tempo de criança =D

    ResponderExcluir
  2. É, eu sinto isso todos os dias. Mas a casa que eu nasci e cresci foi desapropriada pelo governo e demolida em quase sua totalidade... daí as lembranças despertaram mais forte ainda!

    ResponderExcluir