26 de junho de 2011

E por falar em saudade...


Resolvi escrever sobre a saudade, a fase que estou vivendo no momento é bem propícia pra isso. Tá aí um sentimento que sempre foi um dos meus preferidos, simplesmente porque a saudade não é boa e nem ruim, é só saudade. Sem querer a vida me colocou de frente pro meu passado novamente, e as lições que vou tirar disso depende do quanto vou ser capaz de aproveitar as experiências que me são oferecidas.

Depois de cinco anos, quatro amigos e eu estamos reacendendo uma fogueira que de fato nunca se apagou, e decidimos voltar com a banda de quando éramos moleques. Sim, parecemos um grupo de senhores aposentados e nostálgicos que após a aposentadoria resolvem se juntar com seus velhos amigos para fazer o velho rock de garagem para nutrir um sonho de juventude que ficou pra trás. E é mais ou menos por aí mesmo, tirando a parte dos senhores aposentados, logicamente. Ontem eu encontrei quase todos os meus amigos de escola, que estudaram comigo desde o ensino fundamental, outros eu não via a quase dez anos. Essa foi uma das coisas mais agradáveis dos últimos tempos, encontrar amigos pra lembrar de histórias adormecidas e que ajudaram a formar o homem que sou hoje. É incrível como um simples encontro de velhos amigos pode fazer você se deparar com o menino que existe dentro de nós. Encontrar eles foi mais do que matar a saudade de pessoas queridas, foi um encontro comigo mesmo.

Pensando nisso, fiquei me questionando sobre a função biológica da saudade. Por que a existência de um sentimento tão poderoso e tão peculiar como esse? Não sei, não sei mesmo! Mas seja como for, a saudade te ajuda a não abandonar as suas raízes, te ajuda a não deixar pra trás a sua história. Entender isso não satisfaz minha procura por respostas, mas me faz entender o porquê da vontade de rever amigos antigos, tocar músicas que compus, lembrar de histórias e ir aos lugares que cresci. Tudo isso é pra nos permitir um encontro contínuo com nós mesmos. Tudo isso é pra me fazer voltar no tempo, rever meus passos, meus caminhos, minhas escolhas e saber se ainda estou no caminho que escolhi e se ainda sigo meus sonhos como antes. Rever o passado, seja com a banda ou os amigos de escola é uma oportunidade de se rever, de se renovar e até mesmo de consertar os erros.

Agora, e pra sempre, a saudade pra mim não é apenas um sentimento, é uma oportunidade de renovação. E pra você, o que é?


Um comentário:

  1. Saudade é reviver a antiga parte de você mesmo e visitar os fatos dessa construção, isso te dá a oportunidade de ser um novo alguém, aprendendo com o passado e se renovando para o futuro. Com certeza, oportunidade de renovação. Perfeito!

    ResponderExcluir