25 de fevereiro de 2011

Três baldes de água para uma vida consciente

Eu não gosto muito de escrever sobre a minha vida, mas acho que desta vez vale a pena. Eu moro no subúrbio do Rio de Janeiro e devido às obras de revitalização da Zona Norte do Rio e construção de vias expressas a minha rua, assim como muitas outras, está passando por um processo de desapropriações e obras apoteóticas. Por ventura desse cansativo processo urbanístico a casa onde moro ficou sem abastecimento de água por mais 11 dias, e eu não preciso dizer que o estoque da caixa d’água não durou nem três dias... Parece apenas mais uma história de um indivíduo urbano, e realmente é! O interessante é o que está por trás disso.

Devido a essa falta de água eu fui obrigado a tomar banho com apenas um balde de 10 litros de água e na maioria dos dias eu não podia tomar mais que dois banhos. Para as outras tarefas domésticas era a mesma coisa. Toda a louça era lavada com apenas um balde de 6 litros de água, a casa era limpa usando apenas panos molhados, gastando um volume de água ínfimo. A água utilizada no vaso sanitário era reaproveitada da lavagem de algumas roupas. Parece uma rotina sacrificante, e realmente é, mas só no início. Depois nós nos acostumamos e facilmente conseguimos fazer todos os afazeres e lidar com isso. A partir daí ficou ainda mais claro como nossos hábitos esbanjadores podem ser nocivos e nada tem a ver com higiene.

Nossa espécie é extremamente versátil e adaptável a uma variedade incomensurável de ambientes. Nós temos a capacidade de viver de muitas formas, mas nos acostumamos a viver de uma maneira ímpar e temos dificuldades em aceitar viver de maneira diferente. Vamos citar alguns exemplos simples.

Segundo a ONU, uma pessoa necessita de aproximadamente 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades de consumo e higiene, entretanto dados da SABESP apontam que os brasileiros utilizam mais de 200 litros por dia. Um brasileiro de classe média da região sudeste gasta cerca de 15 minutos no banho, o que equivale a aproximadamente 135 litros de água usadas só nesse banho. Ou seja, mais do que o valor total de consumo para um dia todo em apenas um único banho.

Nossa estratégia de consumo de recursos naturais é extremamente ineficiente, burra e cara. Cinco minutos em um banho já seriam suficientes, se fecharmos o registro do chuveiro enquanto nos ensaboamos então, a economia se torna mais eficiente ainda. Me parece um despautério sem tamanho usarmos 12 litros água potável e cara para diluir nossas escretas a cada descarga quando vamos ao banheiro, enquanto a água que sai de sua máquina de lavar ou que foi utilizada no seu banho vai pelo ralo abaixo, relativamente limpa e com altíssimo potencial para reutilização, por exemplo, nas descargas convencionais. O que está faltando é um planejamento mais eficiente para utilização dos recursos naturais. Medidas simples tornariam nosso dia-a-dia mais barato e daria a chance de outras pessoas terem acesso a uma qualidade de vida igualitária.

A falta de água dos últimos dias me fez adotar novos hábitos de vida. Essa é uma estratégia que ajuda tanto você quanto o planeta. Ou é isso, ou você vai ter que pagar caro no futuro, e eu não falo apenas do exorbitante valor da conta de água!

Nenhum comentário:

Postar um comentário