21 de dezembro de 2012

O fim do mundo das bobagens

Enquanto a galerinha se preocupa com uma infundada previsão do fim do mundo, a NASA identificava um asteroide, batizado de Apófis, que está em movimento contínuo em direção a Terra e seria capaz de destruir 2/3 do nosso belo planetinha. A previsão de chegada é para 2029, e ele passará tão perto da Terra que estará mais baixo do que nossos satélites de comunicação. O risco dele bater na Terra é risível. Contudo, ele pode entrar numa área de instabilidade gravitacional chamada Buraco de Fechadura, e se isso acontecer, ele colidirá com a Terra sete anos depois, em 2036. A NASA decidiu que irá esperar ele passar para saber se entrou ou não em rota de colisão, para então tomar uma das medidas que já estão sendo planejadas desde 2010. 

Enquanto a nossa sociedade der mais atenção pra uma "previsão" feita por uma civilização tribal a milhares de anos atrás do que para a ciência moderna que trabalha com acuidade sobre a realidade, diariamente estaremos enfrentando o "fim do mundo".

2 comentários:

  1. Parebsn pelo site, trabalho e posts. Copiei esse seu texto e mencionei que voce é o autor no meu perfil do facebook. Pedi lá para que sua irmã o avisasse da postagem. Objetivo, excelente. Abraços e feliz 2013

    ResponderExcluir