1 de setembro de 2012

Despedida pessoal


Eu sentia uma tristeza estranha. Ao longo do dia o meu corpo quase não respondia aos meus impulsos, talvez como um reflexo do cansaço acumulado e da febre alta da noite anterior. Pela primeira vez eu senti medo de estar no meio da floresta e isolado da urbe que me faz tão mal, e a mais de uma dezena de quilômetros de distância de qualquer outro humano que não fossem meus três companheiros de campo. Me perguntei por várias vezes se a febre iria ceder ou eu que cederia à febre. Eu contava as horas e torcia para que a noite demorasse a chegar, afinal, tudo no escuro parece pior, mas ela chegou. Conforme as horas passavam e a febre não vinha, meu corpo relaxava, mas meu coração apertava. Eu imaginei que quando a madrugada chegasse eu iria torcer pra que o dia viesse logo, mas não, a cada hora eu torcia para que aquela noite demorasse mais a passar, mas a madrugada foi breve. Com o primeiro raio de Sol do dia o peito ficou apertado, e foi aí que percebi que com ou sem febre a minha tristeza era apenas por saber que aquelas tinham sido as últimas noites na maravilhosa encosta daquele morro de florestas, e possivelmente meu olhos nunca mais vejam aquela paisagem de novo. O trabalho acabou...


Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil.
Junho de 2012


3 comentários:

  1. Oi, Roberto, o que aconteceu? O que significa o trabalho acabou? Como esta de saude? E a foto diz respeito a que?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    O texto foi feito em julho na volta do último dia de campo de um projeto de pesquisa que acabou, e em um lugar que provavelmente jamais voltarei. Eu fiz a foto durante essa última noite, com toda a equipe reunida. Durante essa campanha de campo eu estava bem doente e com insuficiência respiratória e uma febre alta, mas de lá pra cá me recuperei e hoje estou bem.

    Mas não consegui lhe identificar, quem é você?

    Obrigado pelo comentário.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Eu sou a Elaine e administro o blog "Amigos da Agroecologia"
    http://agroecologiace.blogspot.com.br, onde existe um link permanente para o seu na seção Gentilezas.Gosto muito do seu trabalho e fiquei preocupada porque a foto parece ser numa sala cirurgica!(Algo em minha mente as vezes me leva a prever catastrofes imaginárias, tenho este "defeitinho de fabricação", rsrsr.) Bom saber que esta bem. Aproveitei pra ir a pg do FB e me deliciei com o trabalho dos pesquisadores de morcegos.Obrigada por compartilhar. Vida longa!Seja Bem Vindo!

    ResponderExcluir